Como preparar um arquivo para impressão Fine Art?

12 de março de 2018

A Impressão Fine Art é uma tecnologia de impressão com altíssima fidelidade de cores e conservação. Este impresso pode durar décadas e até séculos, dependendo da conservação e do tipo de papel escolhido. Se você ainda não conhece o Fine Art, temos um artigo inteiro dedicado a ele em nosso blog, basta clicar aqui. O que muitas pessoas desconhecem é a maneira de preparar um arquivo para impressão Fine Art, é bem peculiar e “quebra” algumas regras da impressão offset.

Como preparar um arquivo para impressão Fine Art

Explorando o máximo de cores

Ao contrário da impressão offset, que os arquivo precisam ser fechados em PDF com 4 cores (CMYK), no Fine Art, seu projeto precisa estar em RGB, que são cores de luz e não de pigmento como na tecnologia offset. Pensando como gráfica, isso é quase uma heresia, mas sim, é preciso que você prepare e manipule seu projeto totalmente em RGB e transforme-o em TIFF, nada de JPG hein!

IMPORTANTE: Trate suas imagens em tamanho original. Deixe para cropar ou fazer interpolações no final.

Outro ponto a ser observado é o Perfil de Cores. No caso específico do Fine Art, caso você esteja tratando uma foto no Photoshop por exemplo, o perfil que você precisa selecionar para explorar o máximo de cores na impressão chama-se: Adobe RGB. Ele é o mais indicado para esta tecnologia por ser de fácil acesso (já vem instalado no pacote Adobe) e de ótima leitura nas máquinas de impressão.

DICA EXTRA: Se seu arquivo for uma foto e se ela estiver em .RAW, quando for manipulá-lo, opte pela opção RAW 16-bits.

Resumindo

Check-list para preparar um arquivo Fine Art:

  • RAW 16 bits (no caso de fotos)
  • Arquivo em RGB. Não converter seus arquivos para CMYK. Provavelmente eles entraram no seu computador como RGB, então deixe-os assim
  • Perfil de Cor: Adobe RGB
  • Salvar como TIFF

Esperamos ter ajudado você com o seu arquivo Fine Art.

 

Compartilhar:  Compartilhar no Facebook  Compartilhar no Twitter  Compartilhar no Linked-in

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da Gráfica Rocha.

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu email.

Gráfica Rocha - Todos os direitos reservados

Site por Codde