10 tipos de papéis especiais para impressão

7 de março de 2019

Parte importantíssima no processo de impressão, o papel é o protagonista de um projeto gráfico bem executado, tão importante que muitas vezes nem a impressão propriamente dita é necessária. Existem muitos tipos de papéis, e a variedade é tanta que vamos listar apenas 10 aqui neste post e mesmo assim, muitas opções ficarão de fora.

#1 – Couché

O papel couché é bastante liso e possui uma camada de revestimento em gesso. Por ter um ótimo custo-benefício, é o mais utilizado na indústria gráfica. Possuem alta qualidade de impressão e permitem uma reprodutibilidade uniforme, sem grandes variações na cores.

O tipos de papel couché são:

Couché Liso ou Brilho

Couché Fosco

É muito utilizado em materiais promocionais como flyers e folderes, bem como em cartões de visita e revistas.

#2 – Offset

O papel offset é fosco e esbranquiçado dos dois lados, é muito semelhantes ao comercialmente famoso “sulfite”. Ao contrário do Couché, este não é revestido e tem aspecto mais poroso, absorve mais a tinta do que os outros tipos de papéis e possui uma boa resistência à umidade.

É um papel comercialmente muito bem difundido e possui um preço competitivo. É bastante usado em papelaria para empresas como envelopes e papéis timbrados. Também é amplamente utilizado no mercado editorial, em livros e periódicos.

#3 – Color Plus

O papel Color Plus possui cores vibrantes, com uma superfície lisa, pronta para realizar impressões, possui grande resistência das cores à luz e continuidade das cores de maneira uniforme.

Este é um dos papeis coloridos de maior qualidade. Eles estão disponíveis em diversas gramaturas e tem um leque de cores variadas, todas identificadas por nomes de cidades do mundo.

Suas aplicações são em trabalhos publicitários, papel para carta, envelopes, convites, catálogos, blocos, capas, folhetos, cartões de visita, mala-direta e impressos especiais. Sendo ideal também para trabalhos artesanais de altíssima qualidade, combinados com outros acabamentos e materiais.

Tipos de papéis
Leque de opções – Color Plus e suas cores

#4 – FineArt

FineArt é uma técnica de impressão de obras de arte. Essa técnica exige uma série de requisitos muito complexos e precisos. Um desses requisitos é o papel. Os papéis para fine art precisam ser extremamente resistentes ao tempo (mais de 100 anos), e suportar a melhor qualidade de impressão.

Muito utilizado para impressão de fotos para exposição ou reprodução de obra de arte. Em nosso blog há um artigo todinho falando de FineArt, clique aqui e saiba mais.

As marcas de papéis para FineArt mais famosas são: Canson e Hahnemuhle.

#5 – Triplex

O papel triplex é um papel muito usado na área de embalagem, que tem como característica principal, uma boa espessura, e diferente do Duplex, este possui revestimento para impressão nas duas faces do papel. Mantendo um ótimo padrão de impressão em ambos os lados do papel.

#6 – Kraft

Também na linha dos papéis não revestidos, mas com um aspecto natural e rústico que confere tais características ao projeto. Por ser um substrato que não é branco, é sempre importante avaliar o impacto dele nos tons claros e escuros do impresso.

Bastante utilizado em embalagens e sacolas com uma “pegada” ecológica e artesanal, mas sem abrir mão da resistência física do material.

Tipos de papéis
Kraft o tal “papel pardo”

#7 – Pólen

É um papel sem revestimento, muito utilizado em livros. O Pólen recebe um tratamento diferenciado, resultando em um papel de tonalidade levemente amarelada, que valoriza o produto final com um belo acabamento e traz conforto para os olhos e maciez ao toque. É um papel desenvolvido para o mercado editorial, dadas as suas características.

#8 – Vegetal

O papel vegetal é fabricado com fibra de celulose pura, ou seja, sem adição de químicos. Possui transparência parcial. É excelente para acabamentos de convites ou criações com sobreposições.

Pode ser dobrado sem que a fibra se quebre, o que comprova sua versatilidade. Então nada de pensar somente impressos simples ok? O papel vegetal aceita muitas ideias, basta ser criativo.

#9 – Reciclado

Papel que transmite uma mensagem clara de sustentabilidade, amplamente utilizado para projetos que evocam temas relacionados com a natureza. Tem aspecto poroso (que lembra o offset) e coloração bege.

Seu uso é bem amplo, podendo agregar a mensagem de sustentabilidade nos mais variados impressos.

#10 – Adesivo

O adesivo de papel ou Fasson tem ótimo custo-benefício, é muito indicado para rótulos de produtos, lembrancinhas, etiquetas promocionais entre outros. Não é muito resistente a água o que dependendo projeto, pode inviabilizar o uso, sendo o seu caso, tenha ciência que seu adesivo não terá uma vida útil longa.

Outro tipo de adesivo existente no mercado é o vinílico. Resistente, impermeável e flexível, estas são as características que mais se destacam para este tipo de adesivo. É usado principalmente em superfícies como vidros, vitrines, decoração de ambientes, paredes, veículos, cuja aplicação necessite ou não que o adesivo seja recortado.

Compartilhar:  Compartilhar no Facebook  Compartilhar no Twitter  Compartilhar no Linked-in

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da Gráfica Rocha.

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu email.

Gráfica Rocha - Todos os direitos reservados

Site por Codde