3 softwares profissionais de pré-impressão incríveis!

17 de setembro de 2018

Em uma gráfica, para que o impresso saia perfeito, todas as etapas precisam convergir, precisam estar em sintonia. Uma destas etapas é a pré-impressão. É nela que – quando necessário – os ajustes precisam ser feitos e todos os testes realizados. Para que a performance seja perfeita, existem alguns softwares que auxiliam os profissionais dessa área. Neste post, vamos falar de 3 softwares profissionais de pré-impressão, que facilitam, padronizam e certificam os projetos, garantindo uma transição tranquila do digital (tela do computador) para o papel (impresso final).

Enfocus PitStop Professional

O Pit Stop é um software que permite a edição de arquivos com extensão .PDF. Funciona como uma Plug-in para o Adobe Acrobat Professional, e tem como objetivo principal agilizar sua produção permitindo ajustes nos arquivos diretamente no Acrobat, podendo ser em apenas uma página ou em todo documento de forma simultânea e padronizada, permitindo até agrupar uma série de mudanças e acionando uma lista de ações sempre que utilizar o software. Estas listas permitem automatização de tarefas repetitivas, economizando tempo e garantindo uma execução sem erros.

Alguns recursos disponíveis no Enfocus Pit Stop Professional:

  • Um poderoso preflight permite a troca de PDF com total confiança.
  • Perfis Enfocus PDF – a mais completa definição de qualidade em checagem e correções.
  • Enfocus Certified PDF™ – para total qualidade e previsibilidade de saída.
  • Relatório de Pre-Flight com vínculos.
  • Capacidade de edição interativa põe você no assento do motorista do PDF.
  • Edição de objetos e textos existentes ou a adição de novos
  • Edição de texto linha a linha ou por parágrafos.
  • Copiar e colar objetos e texto entre páginas e documentos PDF.
  • Integração suave com Adobe® Acrobat® 6
  • Definições de transparências podem ser ajustadas e eliminadas se necessário.
  • Novos recursos na barra de ferramentas do Adobe® Acrobat® 5 e botões de acesso rápido para sua lista de Ações preferida ou perfis PDF.

Como pode ver, o Pit Stop Professional tornou-se uma necessidade para quem trabalha com arquivos PDF de forma profissional, porque torna algumas tarefas aparentemente difíceis em ações controladas, mantendo o padrão de qualidade e minimizando erros. É sem dúvida um software que não pode faltar em qualquer setor de pré-impressão, e na Rocha não é diferente.

3 softwares profissionais de pré-impressão

 

Heidelberg Prinect Signa Station

O Prinect Signa Station é uma das soluções líderes mundiais para a imposição e montagem de folhas. Assistentes e ferramentas de fácil entendimento, bem como o controle visual de todas as etapas do trabalho, asseguram o fácil gerenciamento de trabalhos simples e complexos. O software é excelente e possui alta flexibilidade devido a uma separação conceitual das folhas de impressão e folhas de dobra, com módulos especiais para a impressão de embalagens.

É nele que se monta as imagens que serão gravadas nas “chapas” ou matrizes de impressão. Demanda grande atenção para que os erros não se façam presentes, pois é a última etapa de pré-impressão, uma desatenção aqui, pode colocar a produção toda a perder.

Alguns recursos disponíveis no Prinect Signa Station:

  • Funções abrangentes para imposição e montagem de folha
  • Controle visual de todas as etapas do trabalho
  • Separação conceitual da folha de impressão e da folha de dobra
  • Opção pelo Packaging Pro para suporte de cartuchos de papel-cartão
  • Opção pelo Sheet Optimizer para uma disposição ideal de várias cópias da imagem na folha na impressão de rótulos
  • Opção pelo Barcode Generator para a geração conveniente de códigos de barras em documentos PDF 

3 softwares profissionais de pré-impressão

 

GMG ColorServer

Seja você uma gráfica ou uma empresa de pré-impressão, o GMG ColorServer é a solução ideal para tornar os dados de imagem prontos para impressão: dados de imagem RGB, CMYK e mistos podem ser automaticamente convertidos em um único espaço de cores de saída ou padrões internos.

O GMG ColorServer produz resultados de impressão consistentes em todos os processos e substratos de impressão. Sua automação baseada em hotfolder acelera seu processo, tornando obsoleta a conversão manual de vários arquivos. Em outras palavras, este software padroniza as cores, ajustando-as para na norma ISO 12647 que é um parâmetro de controle internacional que define a aparência das cores.

Alguns recursos disponíveis no GMG ColorServer:

  • O GMG ColorServer é baseado na tecnologia GMG MX, fornecendo resultados reproduzíveis em alta qualidade. Conversões CMYK para CMYK são realizadas preservando a integridade do canal preto. Desta forma, os dados de impressão podem ser transferidos de forma otimizada de um padrão de impressão para outro.
  • Graças à re-separação CMYK do GMG ColorServer, os dados podem ser padronizados em termos de composição de cores, e a conversão RGB para CMYK permite separações mais suaves do que um fluxo de trabalho ICC poderia fazer. As cores exatas podem ser convertidas com precisão para processar cores, usando a gama máxima do espaço de cores CMYK.

3 softwares profissionais de pré-impressão

 

O que é a Norma ISO 12647?

Desde 1986 há esforços internacionais de padronização de processos gráficos, com destaque para a família de normas ISO 12647, que regulamentam diversas tecnologias gráficas, tais como impressão offset, jornal, gravura, flexo e provas digitais. No caso da impressão offset, a norma ISO 12647-2 define o padrão da aparência das cores desse processo de impressão industrial.
A partir da definição precisa das cores imposta pelas normas da família ISO 12647, as gráficas têm acesso a parâmetros sólidos para implantar mecanismos de controle de qualidade, e os seus clientes tem o benefício de obter impressos mais consistentes e com cores previsíveis. Ao adotar a norma na geração de seus arquivos e na sua prova de cor, os clientes de impressão têm a segurança que esse conteúdo é adequado ao processo gráfico estabelecido por ela e que qualquer gráfica que esteja aderente ao padrão não terá dificuldades em imprimir o seu material. Para as gráficas, a vantagem é a mais consistência, repetibilidade e qualidade na impressão e maior facilidade no processamento de arquivos gerados de acordo com a norma, resultando em produtividade e agilidade de atendimento.

Se você ficou com alguma dúvida sobre algum processo ou algum termo utilizado aqui, temos um material complementar, um glossário com 50 termos mais utilizados na industria gráfica, talvez ajude você a compreender melhor o conteúdo, vai lá, é só clicar aqui.

Já conhecia algum desses 3 softwares profissionais de pré-impressão? Saiba que todos eles estão disponíveis no mercado para facilitar e padronizar suas demandas. São muito seguros e tem alto índice de satisfação, sem dúvida não podem faltar em nenhum setor profissional de pré-impressão. Essa é nossa dica!

Compartilhar:  Compartilhar no Facebook  Compartilhar no Twitter  Compartilhar no Linked-in

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da Gráfica Rocha.

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu email.

Gráfica Rocha - Todos os direitos reservados

Site por Codde