Tipos de encadernação para livros

29 de outubro de 2018

Dia 29 é o Dia Nacional do Livro e por conta disso iremos apresentar alguns dos tipos de encadernação para livros, caso você esteja pensando em produzir o seu.

 

Capa

Basicamente há dois tipos de capa para seu livro: dura e simples. A capa simples pode ser feita com diversos tipos de papel, geralmente com uma gramatura alta, como um papel cartão supremo 250g/m². Já a capa dura é feita com papelão revestido, resultando em maior firmeza e proteção para o miolo.

 

Grampo ou Canoa

O acabamento com grampo, ou canoa, é o mais simples e barato de todos. Porém é limitado à uma quantidade de páginas relativa a gramatura do papel utilizado no miolo. Ideal para cartilhas e apostilas pequenas.

 

Cola

A lombada colada simples é a base para se obter uma lombada quadrada, que é a mais comum em livros. Esse acabamento é ideal para materiais dos mais variados, porém com o tempo (muito tempo), ou mau uso, podem se danificar.

 

Costura

Com o melhor acabamento, a costura resiste muito bem ao uso e ao tempo. Permite que se abra o livro em 180 graus sem comprometer a colagem das páginas. Sim, mesmo com costura ainda há a necessidade de cola! Este tipo de encadernação é muito utilizado em enciclopédias, por ter um grande número de páginas e ser muito manuseado.

 

Espiral

Uma das mais utilizadas formas de encadernação, ambos o wire-o e a espiral são formas de encadernar que permitem um melhor uso para escrita e estudo, sendo a espiral a mais simples. É ideal para cadernos, apostilas e livros didáticos.

 

Wire-o

O diferencial do wire-o, em comparação com a espiral, está em seus anéis metálicos duplos que garantem maior resistência e qualidade ao material. Ele aguenta mais o peso de grandes quantidades de páginas, ou com maior gramatura.

 

De hoje, 29/10/18 até 01/11/18, estamos com um SUPERDESCONTO para impressões de livros em Papel Pólen®, papel à preço de fábrica, imperdível. Se você está pensando em imprimir seu livro, este é o momento. Nos procure, clique aqui e peça agora mesmo uma proposta, será um prazer imprimir sua obra aqui na Rocha.

Compartilhar:  Compartilhar no Facebook  Compartilhar no Twitter  Compartilhar no Linked-in

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da Gráfica Rocha.

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts diretamente em seu email.

Gráfica Rocha - Todos os direitos reservados

Site por Codde